Some notes on the educated bodies in the magazine The Monitor of Common Education

Main Article Content

Gerardo Javier Fittipaldi

Abstract

A revista O Monitor da Educação Comum, publicação oficial do Conselho Nacional de Educação, foi uma das revistas mais  importantes no campo pedagógico e educacional argentino, atingindo mensalmente um grande número de escolas e faculdades do  país. Nesta publicação é possível traçar debates e acontecimentos fundamentais que marcaram a história da educação física. Neste trabalho tratamos do que poderia significar a educação dos corpos, buscando elucidar a categoria do corpo educado na primeira década do  século XX.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Fittipaldi, G. J. (2024). Some notes on the educated bodies in the magazine The Monitor of Common Education. Perspectivas De investigación En Educación Física, 3(5-6), e038. https://doi.org/10.24215/29534372e038
Section
Artículos

References

Agamben, G. (2003). Homo Sacer. El poder soberano y la nuda vida 1. Valencia: Pre-Textos.

Agamben, G. (2011). Desnudez. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Aisenstein, Á. (2006). La educación física escolar en Argentina: conformación y permanencia de una matriz disciplinar, 1880-1960 (Tesis de doctorado, Universidad de San Andrés. Escuela de Educación). Recuperada de: http://hdl.handle.net/10908/11165

Chartier, R. (1996). Escribir las prácticas. Foucault, de Certeaud, Marin. Buenos Aires: Manantial.

Derrida, J. (2011). El tocar, Jean-Luc Nancy. Buenos Aires: Amorrortu.

Foucault, M. (2007). Nacimiento de la biopolítica: curso en el College de France: 1978-1979. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Foucault, M. (2006). Seguridad, territorio, población: curso en el College de France: 1977-1978. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Martínez Escárcega, R. (2011). Campo científico y terreno epistemológico. IE Revista De Investigación Educativa De La REDIECH, 2(2), 51-59. https://doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v2i2.537

Piovani, J., Muñiz-Terra, L. (2018). ¿Condenados a la reflexividad? Apuntes para repensar el proceso de investigación social. Buenos Aires: Biblos. Biblioteca virtual CLACSO. Recuperado de: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20180419015342/Condenados_a_la_reflexividad.pdf